Alerta na Bacia de Campos: Sindicato dos Petroleiros Analisa Inclinação de Plataforma
O Sindipetro-NF informou nesta segunda-feira (23) que acompanha, desde o último sábado (21), o incidente de inclinação da plataforma P-19, localizada no Campo de Marlim, na Bacia de Campos. Imagens da plataforma, visivelmente inclinada, circularam amplamente nas redes sociais, causando preocupação entre os trabalhadores e seus familiares. Apesar da gravidade da situação, a unidade foi estabilizada e retornou à sua posição normal, sem registro de vítimas, danos aos equipamentos ou impactos ambientais.
Segundo Sérgio Borges, coordenador geral do Sindipetro-NF, ele manteve contato com a gerência geral da Bacia de Campos durante o final de semana. “Foi confirmado que uma falha no sistema de lastro causou a inclinação da plataforma por volta das 12h. No entanto, o problema foi rapidamente identificado e corrigido. Uma comissão de investigação, com participação sindical, será instaurada para apurar as causas da falha e garantir uma solução definitiva”, afirmou.
O sindicato também recebeu relatos dos trabalhadores a bordo, que descreveram momentos de apreensão e tensão durante o incidente. “Houve muita preocupação a bordo, com alarmes de emergência e procedimentos de preparação para abandono, que são padrões nessas situações”, relatou Johnny Souza, coordenador de Comunicação do Sindipetro-NF.
Borges acrescentou que a FUP (Federação Única dos Petroleiros) e o Sindipetro-NF nomearão um representante para acompanhar de perto as investigações e que os órgãos fiscalizadores já foram acionados. “Qualquer pessoa que tenha mais informações sobre o caso pode entrar em contato através dos canais oficiais no nosso site”, completou em vídeo divulgado no domingo.
Este não foi o primeiro incidente envolvendo a P-19. Em agosto, um trabalhador terceirizado foi ferido após a corrente de uma âncora se soltar. Na ocasião, a plataforma operava com três amarras soltas, comprometendo sua estabilidade. O funcionário foi desembarcado e recebeu atendimento médico, recuperando-se posteriormente.
A P-19 é uma unidade flutuante de produção, situada a 179 km da costa de Campos dos Goytacazes, e está na lista de plataformas que a Petrobras planeja descomissionar, ou seja, desmontar após encerrar sua operação.
Fonte: Sindipetro-NF