Festival Goitacá de Cinema conquista novo reconhecimento internacional

Compartilhe...

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema foi aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, um dos principais mecanismos de fomento à produção cultural no estado do Rio de Janeiro. A certificação do Mérito Cultural foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 30 de abril, após avaliação da Comissão de Avaliação de Projetos (CAP), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ.

Com um valor aprovado de R$ 1.499.429,98, o projeto foi integralmente reconhecido pela comissão, reforçando sua relevância cultural e sua importância para o interior do Estado do Rio de Janeiro. A Lei Estadual de Incentivo à Cultura permite que empresas contribuintes de ICMS patrocinem projetos culturais utilizando o benefício fiscal concedido pelo governo estadual.

“A divulgação da aprovação do Festival é mais um marco importante e chega num momento fundamental, pois no último dia 27 de abril encerramos as inscrições para o recebimento de filmes com um resultado muito significativo de 792 obras, demonstrando a força da iniciativa e o potencial de impacto econômico, social e cultural na cidade de Campos, no norte fluminense e no interior do Estado do Rio. Com a aprovação na Lei Rouanet e agora na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, posicionamos estrategicamente o seu potencial para se tornar o maior festival e evento de mercado de cinema do interior do Estado do Rio de Janeiro”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do Festival.

Encerradas no dia 27 de abril, as inscrições para as cinco mostras competitivas do evento somaram 792 filmes enviados de diversas partes do Brasil e do exterior. O número expressivo confirma o alcance do festival e o potencial da cidade de Campos dos Goytacazes como polo de exibição, produção e fomento ao audiovisual fluminense.

A primeira edição do festival será realizada de 19 a 24 de agosto de 2025, com programação distribuída por salas de cinema e espaços culturais da cidade. Ao longo de seis dias, serão exibidos pelo menos 50 filmes. A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada desta edição, com uma mostra especial em seu nome dedicada à diversidade de raça e gênero.

Além das exibições, o festival contará com um robusto Programa de Formação com oficinas e workshops, o Cine Market Goitacá — voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios —, e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, com debates, conferências e palestras.

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto conta ainda com aprovação na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS). A iniciativa tem parcerias com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), o Cine Darcy, a Casa de Cultura Villa Maria e o Projeto Caminhos de Barro. Tem também o apoio da Faperj e da Capes, além da parceria de mídia do Canal Curta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *