Vereador Igor Pereira anuncia o programa Patrulha Rural em Campos

Compartilhe...

Após encontro nesta quarta-feira com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Cruz, o vereador Igor Pereira disse, durante sessão da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, que em breve será implantado no município o programa Patrulha Rural, referência no combate ao crime nas regiões rurais.

“Fiquei sabendo hoje (quarta-feira) que o curso que os policiais precisam fazer para integrar o programa vai encerrar na próxima sexta-feira. Isso significa que o programa será implantado em breve. É importante ressaltar que existe um estudo científico apresentando dados que o programa diminui em 70% as ocorrências criminais” informou o vereador, que enviou um ofício em fevereiro ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar, solicitando uma intervenção junto ao governador Cláudio Castro para que o programa chegasse ao município.

De acordo com Igor, o programa será administrado através do georreferenciamento para o cadastro e atendimento de aproximadamente 500 produtores rurais. Esse sistema visa também cadastrar os equipamentos dentro das propriedades, o que estabelece segurança para os produtores. “Campos faz parte de 20% das ocorrências rurais no campo em todo o Estado. Estou feliz de comunicar a toda sociedade campista a chegada desse programa que tem importância fundamental para as regiões rurais.

O vereador ainda enfatizou o agradecimento ao governador Cláudio Castro, ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e o comandante do 8º BPM (Campos) por atenderem o pedido.

O Programa visa estabelecer um monitoramento de segurança na região rural do município. De acordo com Igor, a área ainda precisa de avanços na segurança. “As regiões rurais do município possuem particularidades que necessitam de um olhar específico. O Patrulha Rural já é desenvolvido em alguns municípios do país em parceria com a Polícia Militar e o nosso mandato solicitou essa implantação em Campos como forma de possibilitar segurança aos moradores dessas regiões”, destacou o vereador.

Concebido com base no conceito de polícia de proximidade, o programa Patrulha Rural foi criado a partir da necessidade de reforçar a segurança no meio rural, onde o setor de agronegócio vem registrando casos crescentes de furtos de animais e equipamentos utilizados no processo produtivo, criando um clima de insegurança entre os produtores e impactando a economia local.

Capacitados por especialistas da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da SEPM, as equipes do Patrulha Rural atuarão de forma preventiva em ações de monitoramento, por meio de uma rede de comunicação eficiente e permanente para garantir a agilidade no atendimento às ocorrências. Dessa forma, também se torna possível o planejamento estratégico das ações que se tornarem necessárias na prevenção a esta modalidade de ação criminosa.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *