Tecnologia no Combate à Sonegação: Estado investe em drones na Operação Foco

Compartilhe...

A Operação Foco Divisas, conduzida pela Subsecretaria Especial de Controle de Divisas, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, passa a contar com o apoio de drones para intensificar o monitoramento de veículos de carga em rotas clandestinas. Os equipamentos, que já passaram por testes e foram aprovados, serão utilizados para combater transportadores que burlam as leis fiscais.

— Com o uso dos drones avançaremos contra a fraude fiscal. A tecnologia é uma aliada importante para acelerar nosso trabalho e obter ainda mais resultados positivos. Já temos excelentes exemplos de como esses equipamentos, junto a outras ferramentas tecnológicas, fortalecem o sucesso das ações de segurança. Essa aquisição chega para somar — afirmou o governador Cláudio Castro.

Os drones adquiridos são de última geração, com autonomia de voo de até uma hora, zoom com capacidade de ampliar imagens em 200 vezes e câmeras térmicas corporais, capazes de detectar movimentações em áreas fechadas. Além disso, os equipamentos permitem a leitura de placas de veículos e a identificação imediata das cargas transportadas.

— O uso da tecnologia sempre foi uma realidade nos setores de segurança do nosso estado. Agora, no combate à sonegação fiscal, temos um aliado de peso. Esse equipamento trará mais assertividade às nossas abordagens — destacou o subsecretário Especial de Controle de Divisas, Coronel PM Eduardo Vaz Castelano.

Em 2024, a Operação Foco já realizou mais de 38 mil abordagens em todo o estado, incluindo ações em postos de fiscalização e operações móveis. As operações resultaram em apreensões de armas, drogas e produtos falsificados, além do cumprimento de mandados de prisão.

Desde sua criação, em agosto de 2021, substituindo a antiga Barreira Fiscal, a Subsecretaria Especial de Controle de Divisas, em parceria com a Secretaria de Fazenda, lavrou autuações que ultrapassaram R$ 800 milhões. A expectativa é alcançar R$ 1 bilhão em autuações até o fim de 2024. Esse montante será revertido em investimentos para áreas como Segurança, Educação, Saúde e Saneamento.

Fonte: Ascom

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *