RJ: parceria com Ministério da Previdência para inserção de reabilitados do INSS

Compartilhe...

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda fechou parceria para a inserção de reabilitados do INSS no mercado profissional, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do aplicativo Mais Trabalho RJ. O projeto prevê uma série de ações que incluem intermediação de mão de obra no âmbito do Sine-RJ, a promoção de cursos, palestras e oficinas, oferta de vagas de qualificação social e profissional e orientação para atividades empreendedoras. A parceria foi acertada num encontro que reuniu a secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Glauco Wamburg.

– O trabalho possibilita a integração social, contribui para a melhoria da qualidade de vida, favorece a autoestima e dá dignidade ao cidadão. Desenvolver e executar políticas públicas eficazes, que incentivem e permitam a reinserção no mercado daqueles que tiveram de se afastar de suas funções por doença, acidente ou deficiência, está entre as prioridades do nosso governo – afirmou o governador Cláudio Castro.

A metodologia para a integração social e econômica dos trabalhadores reabilitados está sendo desenvolvida a partir do alinhamento da atuação da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS – da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa se somará aos demais projetos da secretaria, mas com adaptações significativas para esse público, que necessita de apoio nos diferentes eixos de geração de renda.

– Os trabalhadores reabilitados que, ao final da estabilidade temporária, perdem o emprego, precisam se recolocar rapidamente no mercado de trabalho. E essa parceria fará com que a secretaria seja mais um agente transformador da realidade das pessoas que estão em busca de trabalho, para que sejam bem sucedidas na conquista de uma vaga – avalia a secretária Kelly Mattos.

A parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e o INSS oferecerá atendimento prioritário aos segurados reabilitados pelo instituto, tanto no posto Sine quanto no aplicativo Mais Trabalho RJ, onde os interessados terão um espaço específico para se cadastrar.

– Vamos nos reunir novamente para ampliar o escopo do projeto e alinhar as ações, para que reabilitados do INSS tenham mais uma oportunidade de voltar ao trabalho – disse o ministro Lupi.

O presidente do INSS, Glauco Wamburg, complementou:

– A recolocação é um grande passo para essa parcela da população porque representa melhoria na qualidade de vida e resgate da cidadania dessas pessoas.

Também participaram da reunião em que foi acertada a parceria, na Secretaria de Trabalho e Renda, o superintendente da recém-criada Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro (SRIII), Marcos Fernandes, e o assessor especial do Ministério da Previdência, Bruno Ribeiro.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *