Rio de Janeiro sediará encontro de líderes do G20

Compartilhe...

A partir de novembro de 2024, os olhos de todo o mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, com a indicação da Capital Fluminense para se tornar a casa da Cúpula dos Chefes de Estado. O encontro contará com a presença das 20 principais potências econômicas mundiais, além de dez países convidados. 

O Grupo dos 20 (G20) é considerado o principal fórum de cooperação econômico internacional, desempenhando um papel fundamental na formação e fortalecimento das nações envolvidas. Inicialmente, as pautas discutidas concentravam-se em questões macroeconômicas amplas, no entanto, ao longo dos anos a agenda expandiu-se e passou a incluir temas de desenvolvimento sustentável, educação, saúde, comércio, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas, anticorrupção, entre outros relevantes pontos.

Sobre o G20

Criado em 1999, após uma série de crises econômicas internacionais, o G20 foi idealizado como uma forma de coordenação entre os países-membros no nível ministerial.

O grupo é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, e União Europeia. Neste ano, a União africana também recebeu um assento permanente como membro do grupo. A cúpula do G20 realiza-se anualmente, sob a liderança de uma Presidência rotativa.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *