Rio de Janeiro é o terceiro estado mais avançado do país em governo digital

Compartilhe...

O Rio de Janeiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, prêmios que mensuram a implantação do governo digital entre os estados brasileiros, e passou a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional, sendo também o segundo estado do país que mais avançou desde 2022. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, nesta quinta-feira (20/07), durante a 4ª edição do Workshop ABEP. 

O Estado saltou do 16° lugar, em 2021, para o top 10 em 2022, e, agora, para a terceira colocação. A premiação é promovida pela Abep-TIC, associação que reúne órgãos estaduais de tecnologia da informação e comunicação de todo o país.

– Sou um entusiasta do governo digital, e recebemos este prêmio de importância nacional com muito orgulho. Já temos mais de 2.300 serviços digitais disponíveis para a população e temos a meta de ser o estado mais tecnológico do país. Parabenizo o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues, e todos os servidores do órgão por trabalharem com afinco para facilitar o acesso dos cidadãos aos programas de governo – destacou o governador Cláudio Castro. 

A premiação do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital tem o objetivo de mensurar se os principais serviços disponibilizados pelos governos estaduais são por meios digitais e se essa oferta está de acordo com as melhores práticas do Governo Digital, em conformidade com a legislação vigente. 

O reconhecimento destaca o avanço do Governo do Estado do Rio na área de tecnologia, por meio do Proderj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transformação Digital. Nos últimos anos, o Estado vem colocando a digitalização a serviço do cidadão fluminense e da gestão pública por meio do programa RJ Digital e do desenvolvimento de novas ferramentas como o Digitaliz@RJ e o Agiliz@RJ.

– É com muito orgulho que recebemos mais esse grande reconhecimento nacional. O Rio de Janeiro, que antes era o 16° no ranking nacional, agora já está entre os três primeiros. A meta que o governador me deu é, até o final da gestão, alcançarmos o primeiro lugar. Trabalhamos diariamente para entregar ao cidadão um Estado totalmente digital – enfatizou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias.

O presidente do Proderj, Flávio Rodrigues, ressaltou que seguirá em busca de avanços para um Rio cada vez mais tecnológico. 

– Parabéns ao Rio de Janeiro pelo protagonismo nacional na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Seguiremos trabalhando para modernizar a gestão e colocar a tecnologia de forma fácil, ágil e segura para a população – ressaltou.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *