Ranking do Turismo Sustentável Premia Oito Cidades Brasileiras

Compartilhe...

Oito cidades brasileiras foram recentemente reconhecidas internacionalmente por suas notáveis iniciativas no campo do turismo sustentável. A maioria dessas cidades premiadas está localizada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Essas conquistas foram anunciadas durante a Conferência Anual da Green Destinations, realizada na Estônia.

O mérito dessas cidades reside em seus esforços inovadores para promover um desenvolvimento mais sustentável tanto em âmbito local quanto global. Vamos destacar essas cidades premiadas e seus projetos notáveis:

1. **Navegantes, Santa Catarina**: Esta cidade foi homenageada pelo seu projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, que se concentra na recuperação da vegetação costeira. Além disso, Navegantes possui um notável programa de educação ambiental, que visa sensibilizar jovens sobre a importância do meio ambiente desde tenra idade.

2. **Bombinhas, Santa Catarina**: Reconhecida como um dos principais destinos para o mergulho no litoral catarinense, Bombinhas foi agraciada com o prêmio devido ao seu projeto “Escola do Mar”. Esse programa oferece uma variedade de atividades educacionais relacionadas ao oceano, patrimônio cultural, sustentabilidade e empreendedorismo para os estudantes locais.

3. **Urubici, Santa Catarina**: Urubici é outra cidade catarinense que se destaca na promoção do turismo sustentável. Com 90% de seus atrativos turísticos aderindo a padrões de sustentabilidade, a cidade se destaca por suas paisagens contemplativas, cenográficas, ecoturismo e aventuras na natureza.

4. **Bom Jardim da Serra, Santa Catarina**: Essa cidade, situada inteiramente dentro do bioma da Mata Atlântica, se distingue por sua valorização do turismo e pela divulgação de informações sobre a região. Diversas fazendas em Bom Jardim da Serra promovem a sustentabilidade e contribuem para a economia local, minimizando o impacto sobre o meio ambiente.

5. **Itá, Santa Catarina**: O projeto “Selo Verde” na região de Itá tem sido uma âncora da sustentabilidade no turismo há anos. A iniciativa visa conceder certificações coletivas e gratuitas para empresas e cidadãos locais, destacando a importância da preservação da natureza e da sustentabilidade.

6. **Tibau do Sul, Rio Grande do Norte**: Tibau do Sul se destacou com seu impressionante projeto sustentável no setor turístico e na extração de ostras em Cabaceira. Os profissionais locais são treinados na adoção de práticas mais sustentáveis na extração de ostras, graças à conscientização ambiental.

7. **São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte**: São Miguel do Gostoso é reconhecida por suas ações no âmbito do turismo responsável, oferecendo capacitação, educação ambiental e feiras agroecológicas. Essas iniciativas promovem uma agricultura regenerativa e a produção de alimentos mais saudáveis.

8. **Apodi, Rio Grande do Norte**: O “Projeto Turismo Pedagógico de Apodi” foi o catalisador para a inclusão desta cidade na lista. Além de integrar a temática ambiental nas escolas, esse projeto sensibiliza os residentes locais para a adoção de práticas sustentáveis e para se envolverem com os atrativos turísticos da região.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *