Quissamã capacita gentes comunitários de saúde para a identificação da hanseníase

Compartilhe...

No Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate à Hanseníase, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ações de conscientização no município. Ontem, quarta-feira (24), o Programa Municipal de Controle da Hanseníase realizou uma capacitação para aproximadamente 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e gerentes das nove Unidades de Saúde da Família (USF) no Colégio Cenecista.

A capacitação visa aprimorar a orientação às famílias em casos de suspeita da doença, proporcionando conhecimento sobre identificação de manchas suspeitas na pele e orientando as pessoas sobre a busca por tratamento. A enfermeira responsável pelo Programa, Ruth Meia, enfatizou a importância de abordar a Hanseníase, destacando que, atualmente, a doença tem tratamento eficaz e cura, mas, se não tratada, pode causar sequelas graves.

A Hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta nervos e pele. Seus sintomas incluem formigamento, dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas com perda de sensibilidade, entre outros. O tratamento é realizado nas unidades de saúde e é totalmente gratuito.

Fonte: SECOM

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *