Projeção da associação de empresas de cartões de crédito indica lucro de R$ 15 Bilhões para o setor de eletrônicos na black friday

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De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, o setor de eletrônicos está projetado para alcançar um lucro de R$ 15,5 bilhões durante a Black Friday, programada para 24 de novembro deste ano.

A pesquisa indica que, em média, os consumidores brasileiros planejam gastar R$ 1.380 nesta data. Dentre os entrevistados, 33% manifestaram a intenção de aumentar seus gastos em comparação ao ano anterior, enquanto 22% pretendem manter o mesmo valor e 28% planejam gastar menos.

No que diz respeito ao perfil dos consumidores, os jovens de 18 a 34 anos destacam-se:

  • 18 a 24 anos: preveem gastar em média R$ 1.529;
  • 25 a 34 anos: têm a intenção de desembolsar R$ 1.498.

Quanto à divisão por classes sociais, 56% dos pertencentes às classes A e B planejam gastar, em média, R$ 1.608, enquanto 52% da classe C têm a expectativa de desembolsar R$ 1.403 em suas compras.

A pesquisa também abordou a intenção de compra com base no gênero:

  • Homens: 50% planejam gastar acima da média nacional de R$ 1.465;
  • Mulheres: 49% almejam gastar até R$ 1.298.

Em termos regionais, as regiões Norte e Nordeste lideram as intenções de compra, representando 51% e 50%, respectivamente, embora apresentem valores médios abaixo da média nacional:

  • Norte: R$ 1.348;
  • Nordeste: R$ 1.358;
  • Sul: R$ 1.411;
  • Sudeste: R$ 1.399;
  • Centro-Oeste: R$ 1.321.

Meios de Pagamento

A pesquisa também analisou os meios de pagamento, revelando que o cartão de crédito é a opção preferencial para 44% dos consumidores, seguido por Pix (33%), dinheiro (27%), cartão de débito (22%), boleto (5%), cartão de loja (5%), e outros ou desconhecido (1%).

Homens e mulheres entrevistados expressaram preferência pelo cartão de crédito em suas compras, com taxas de 44% e 45%, respectivamente. O cartão de crédito também é o meio de pagamento mais utilizado em todas as faixas etárias, liderando com:

  • 18 a 24 anos: 50%;
  • 25 a 34 anos: 49%;
  • 35 a 44 anos: 38%;
  • 45 a 59 anos: 41%;
  • 60 anos ou mais: 46%.

Tipos de Lojas

No que se refere ao formato de compras, a maioria dos consumidores (55%) demonstra preferência por lojas físicas, enquanto 47% optam por plataformas online. Apenas 3% dos entrevistados não souberam responder.

As lojas físicas também lideram nas intenções de compra entre mulheres (57%) e homens (53%). Entretanto, há uma diferença de preferência de acordo com a faixa etária:

  • 18 a 24 anos: 55% preferem lojas online;
  • 25 a 34 anos: 58% têm a mesma preferência;
  • 35 a 44 anos: 56% optarão por lojas físicas;
  • 45 a 59 anos: 64% escolhem lojas físicas;
  • 60 anos ou mais: 65% também preferem lojas físicas.

A maioria dos consumidores das classes A e B (63%) afirma que irá realizar suas compras online, enquanto os pertencentes às classes C (56%) e D e E (67%) preferem as lojas físicas.

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