Programa IST/AIDS: UENF realiza Teste Rápido de Diagnóstico

Compartilhe...

O Programa IST/AIDS da UENF, em parceria com a Secretaria de Saúde de Campos dos Goyacazes, vem realizando o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) no campus Leonel Brizola. Para realizar o teste, que abrange HIV, Sifilis Hepatite B e C, é necessário fazer o agendamento no Serviço Social da UENF, que fica no térreo do Prédio da Reitoria.

Segundo a técnica responsável pelo Programa IST/AIDS da UENF, a assistente social Maria Helena Barros Barbosa, os exames são realizados das 14h às 18h, de 15 em 15 dias, todas às terças-feiras, por uma equipe de profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde. O resultado sai entre 20 a 30 minutos após a realização do exame. Para o agendamento, é necessário levar um documento com foto.

A realização do TRD na UENF começou no final do ano passado, marcando o Dia Mundial de Prevenção à AIDS. A partir de 2023, a testagem se tornou uma ação permanente dentro do campusuniversitário. 

— Essa ação permanente dentro do campusuniversitário é muito importante, uma vez que o número de infecções vem aumentando nos últimos anos, principalmente entre os jovens — disse Maria Helena. 

Todos os casos positivos são encaminhados para acompanhamento no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP). Segundo Maria Helena, toda a comunidade pode realizar o teste na UENF.

Fonte: ascom

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *