Programa do Governo do Rio para castração móvel gratuita está entre os maiores do mundo

Compartilhe...

Considerado um dos maiores programas itinerantes de castração do mundo, o RJPET já realizou 60 mil procedimentos somente este ano. Um apoio extremamente importante para organizações sociais, protetores e tutores, já que cada castração pode custar cerca de R$ 2 mil em uma clínica particular.

“Somos um estado protetor e amigo dos animais. Por meio do RJPET estamos conseguindo auxiliar os cuidadores e tratar da saúde dos pets de todas as regiões do estado. É um benefício coletivo”, declara o governador Cláudio Castro.

Questão de saúde pública

A castração é extremamente benéfica para a saúde dos animais, conforme explica a veterinária do RJPet, Michelle Lussac. Nas fêmeas, a retirada do aparelho reprodutor reduz infecções uterinas, como a piometra – doença silenciosa do útero que pode levar à morte. Já nos machos, o procedimento diminui a probabilidade de problemas de próstata e de câncer de testículo. É também um ato de responsabilidade coletiva, prevenindo ninhadas indesejadas, e evitando que os filhotes acabem abandonados ou em situação de maus-tratos.

“A castração diminui a quantidade de animais na rua. Eles são fofos quando pequenos, mas quando crescem, algumas pessoas jogam nas ruas. Quanto mais animais temos nas ruas, maior é o aumento de doenças. Quando diminuímos a quantidade de animais abandonados, reduzimos riscos de doenças circulantes, isso é bom tanto para os animais quanto para nós. É uma questão de saúde pública muito importante”, afirma a veterinária.

Referência mundial

Desde dezembro de 2021, o Governo do Estado do Rio de Janeiro oferece o programa de castração gratuita por meio do RJPET. Os castramóveis contam com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Equipamentos itinerantes rodam os 92 municípios do estado, permanecendo em cada um deles por trinta dias.

Em um ano e meio, o programa estadual de esterilizações alcançou a marca de mais de 270 mil animais castrados, sendo considerado um dos maiores projetos de castração móvel do mundo. O RJPET fica à frente de gigantes do ramo, como a Humane Society International – Índia (HSI), que realizou 50 mil cirurgias de esterilização de cães de rua na cidade de Lucknow. Ou até mesmo da MN SNAP, programa de castração móvel dos EUA, que por meio de cirurgias de baixo custo completou mais de 188 mil intervenções.

Para os que não podem comparecer aos locais dos castramóveis, existe a opção de marcar a intervenção em uma das clínicas veterinárias conveniadas, espalhadas por todas as regiões do estado.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *