Parceria entre Prefeitura de SJB e Ferroport oferece cursos profissionalizantes

Compartilhe...

A edição de 2024 do programa “Geração Portuária”, uma iniciativa de formação de mão de obra promovida pela Ferroport em colaboração com a Prefeitura de São João da Barra, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 17, até o dia 30 de abril. As vagas, gratuitas, são oferecidas para cursos de qualificação em Operador de Equipamentos Portuários e Técnicas de Manutenção Eletromecânica, visando preparar os moradores locais para oportunidades nas áreas de operação e manutenção da empresa, localizada no Porto do Açu.

No caso do curso de operação, as vagas são exclusivas para mulheres residentes em São João da Barra, enquanto para o curso de manutenção, as 30 vagas são preferencialmente destinadas a mulheres e pessoas negras maiores de 18 anos, que residam em Campos ou São João da Barra. Os candidatos devem ter concluído cursos técnicos relacionados à manutenção industrial em até dois anos, independentemente de terem experiência anterior. Para a formação na área de operação, são oferecidas 25 vagas para mulheres maiores de 18 anos, residentes em São João da Barra, com ensino médio completo.

Os candidatos selecionados passarão por um processo seletivo em maio. Os 55 aprovados iniciarão os cursos em junho, com aulas ministradas pela Firjan Senai em Campos e São João da Barra durante o período da tarde. O programa de capacitação teórica terá a duração de dois meses. Os alunos aprovados seguirão para a capacitação prática nas áreas de manutenção e operação da Ferroport, com duração de 10 meses. Durante todo o período de formação, os participantes receberão bolsa-auxílio.

Carsten Bosselmann, presidente da Ferroport, ressalta que a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão, incentivando a inserção de mulheres e pessoas negras no mercado de trabalho. Por sua vez, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, Cláudio Márcio Martins, destaca a importância dessa parceria para qualificar a mão de obra local e promover o desenvolvimento econômico da cidade.

Fonte: ASCOM SJB

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *