Obra de ampliação do pronto-socorro do HFM será lançada nesta terça

Compartilhe...

As obras de ampliação do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) serão lançadas nesta terça-feira (13), às 9h. A prefeitura de Campos vem atuando no investimento de setores prioritários, como a Saúde. Outra melhoria da unidade foi o fluxo de atendimento, adotado em julho de 2021, que acolheu os pacientes e deixou os corredores livres de macas. O lançamento contará com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes.

O canteiro de obras já foi instalado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo o prefeito, o investimento total será de mais de R$ 15 milhões. “Os recursos para as obras são oriundos de emendas parlamentares da ex-deputada federal Clarissa Garotinho e de outros deputados da bancada fluminense, que consegui com minhas idas à Brasília. Vamos proporcionar mais dignidade aos pacientes e funcionários”, disse Wladimir.

Além de ganhar um novo pronto-socorro (o atual tem 31 anos de existência), a fachada da unidade será totalmente revitalizada. “Vamos fechar aqueles varandões, já que o HFM foi construído há 71 anos para atendimento exclusivo aos portadores de tuberculose. Com isso, conseguiremos criar 44 leitos”, explicou o presidente da FMS e superintendente do HFM, Arthur Borges, ressaltando que todo o prédio será reformado, após a conclusão das obras do Pronto-Socorro. O prazo de entrega do novo HFM é de 18 meses.

Referência em atendimento de emergência por traumas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, o HFM realiza uma média de 6 mil atendimentos/mês e opera com um quadro de cerca de 1.700 funcionários, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais das áreas médica e administrativa.

Em 2022, o HFM foi equipado com novos aparelhos de raio X, tomógrafo, lâmpada de fenda, torres de videoendoscopia, além de 150 novas camas e 110 poltronas para acompanhantes, adquiridos pela Prefeitura. O hospital ganhou também novos aparelhos de ar-condicionado, aparelho de ultrassom móvel, que foi destinado para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), novos aparelhos microscópicos e instrumentos usados em laboratórios para visualizar objetos de tamanho reduzido. O setor de radiologia foi modernizado com um novo sistema digitalizador.

Já em 2023, o HFM recebeu ventiladores pulmonares e cancelas eletrônicas para maior segurança dos pedestres, motoristas e funcionários. Oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) também foram inaugurados devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada.

Fonte: Secom

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *