Ministro acredita que cerca de 8 milhões de empresas terão acesso ao Desenrola

Compartilhe...

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, prevê que aproximadamente oito milhões de empresas possam se beneficiar com o programa Desenrola, que oferecerá a renegociação de dívidas. Este programa, semelhante ao anterior Desenrola, destinado a pessoas físicas endividadas, será direcionado aos microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas.

Segundo França, existem cerca de seis milhões de MEIs com pendências junto ao governo, seja por falta de pagamento dos valores mensais ou outras formas de endividamento. Além disso, há pequenas empresas com débitos em aberto, muitas delas enfrentando problemas relacionados ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que oferecia créditos com taxas de juros mais baixas.

França destaca que parte das empresas que aderiram ao Pronampe enfrenta dificuldades devido ao aumento da taxa básica de juros, a Selic, devido à mudança na política econômica. O ministro também propõe mudanças no Simples Nacional, sistema de tributação simplificada para empresas de pequeno porte, sugerindo que a tributação diferenciada seja aplicada apenas sobre o faturamento que exceder os limites do Simples, mantendo o sistema simplificado para o restante do faturamento, seguindo um modelo semelhante ao imposto de renda das pessoas físicas.

Aguas do Paraiba - Pague com PIX 800x250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *