Meio milhão de pessoas no Rio Grande do Sul são impactadas pelas chuvas
As intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, conforme o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual às 18h deste sábado. Dos 497 municípios, pelo menos 317 já enfrentaram alguma forma de consequência dos temporais que assolam a região desde o início da semana.
A Defesa Civil confirmou o trágico falecimento de 55 pessoas, enquanto sete óbitos estão sob investigação. Neste sábado, a Defesa Civil começou a relatar as mortes confirmadas em decorrência das tempestades, além das investigações em andamento para determinar as causas. Os municípios mais afetados em termos de óbitos são Gramado, com seis mortes, e Santa Maria, também com seis.
Até o momento, há 107 pessoas feridas e 74 cidadãos desaparecidos.
Em toda a extensão do estado, há 69 mil desalojados, com 13 mil pessoas abrigadas em locais seguros.
Pelo menos 418,2 mil pontos encontram-se sem energia elétrica, enquanto 1 milhão de domicílios estão sem abastecimento de água, representando 34% do total, conforme dados da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Os municípios também enfrentam dificuldades de comunicação, com interrupção nos serviços de telefonia e dados móveis. De acordo com as operadoras, 90 cidades estão sem serviços da TIM, 43 sem os serviços da Vivo e 53 municípios estão impossibilitados de acessar a rede Claro.