Março Azul-Marinho: exames de colonoscopia 

Compartilhe...

O mês de março é conhecido pela cor azul-marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país. O carcinoma origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus. Em Campos, para marcar a campanha, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará oferecendo a partir desta segunda-feira (13), exames de colonoscopia para zerar a fila de espera existente por esse procedimento.

O secretário Paulo Hirano reforçou a importância do diagnóstico precoce e orientou para que pessoas, acima de 50 anos, ou a partir dos 45 (em caso de histórico familiar, sobretudo irmão ou irmã), como é recomendado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, fiquem atentas as evidências dos sinais que podem ser de alerta, como sangramentos e alterações no sistema gastrointestinal.

Foto: Agência Brasil

Em Campos, nos últimos três anos, foram registrados 899 casos de carcinoma colorretal. Exames de colonoscopia realizados no ano passado foram 2.701. Já em 2021, o município realizou 1.869 procedimentos.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *