Inscrições para o Enem 2024 encerram amanhã

Compartilhe...

Hoje (07) é o último dia para realizar as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Este prazo também se aplica a solicitações de tratamento por nome social e atendimento especializado. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os participantes que não obtiveram isenção da taxa de inscrição devem pagar o valor de R$ 85. O boleto pode ser gerado na Página do Participante e pago por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O prazo para pagamento é até 12 de junho. Para pagamento via Pix, basta acessar o QR code presente no boleto.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A nota obtida no exame permite aos candidatos concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições de ensino particulares. Além disso, a nota pode ser utilizada para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem também pode ser utilizado para estudos no exterior. “Convênios firmados entre o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e instituições portuguesas garantem acesso facilitado às notas dos interessados em cursar a educação superior em Portugal”, informou o MEC.

Benefício do Programa Pé-de-Meia

Os estudantes do terceiro ano que participam do programa Pé-de-Meia e que comparecerem aos dois dias de prova do Enem receberão um bônus de R$ 200. O valor será depositado na conta-poupança onde o aluno já recebe os benefícios do programa.

Detalhes das Provas

Nos dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com o início das provas às 13h30.

  • Primeiro dia: Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias, com término às 19h.
  • Segundo dia: Provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com término às 18h30.

O gabarito das provas será divulgado no dia 20 de novembro, e o resultado final será publicado em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

Aguas do Paraiba - Pague com PIX 800x250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *