Hemocentro Regional de Campos incentiva a doação de medula óssea

Compartilhe...

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, uma data criada pela Associação Mundial de Doadores de Medula, é celebrado no terceiro sábado de setembro, que neste ano ocorreu no dia 16. O principal objetivo dessa comemoração é expressar gratidão aos doadores e promover a conscientização sobre o tema, incentivando a população a se tornar doadora de medula óssea.

Segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), o Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula óssea no mundo, com aproximadamente 5 milhões de pessoas cadastradas. A doação de medula pode salvar vidas, sendo indicada para mais de 80 doenças, incluindo leucemia, linfoma e casos graves de anemia.

“No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a probabilidade de encontrar um doador compatível é de uma em cem mil. Cerca de 25% dos pacientes que necessitam de transplante encontram um doador na própria família, enquanto os demais dependem do banco de medula para encontrar um doador compatível, tornando crucial o aumento do número de doadores”, explica a Assistente Social do Hemocentro Regional de Campos (HRC), Maria Gonçalves.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *