Hemocentro faz apelo a doadores para abastecer estoque de sangue

Compartilhe...

O Hemocentro Regional de Campos necessita com urgência da doação de todos os tipos de sangue. O estoque está baixo e há o risco de comprometimento dos atendimentos emergenciais. Com a chegada do feriado é comum que a captação diminua em função do deslocamento de pessoas em viagens para outros municípios e, por isso, a unidade reforça a importância da doação para continuidade dos atendimentos e assistência aos pacientes de emergência.

Assistente Social do Hemocentro, Rosângela Soares alerta sobre a situação e ressalta que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. “Para manter o estoque de sangue são necessárias 70 doações por dia e não estamos conseguindo ter esse número de doações para atender todos os pedidos que chegam até o HRC. Por isso estamos convidando a todos para comparecer a nossa unidade e fazer a doação de sangue, para nos ajudar a salvar vidas”, disse.

O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM). A unidade é responsável pelo atendimento à demanda de 25 unidades hospitalares da região.

Para doar – Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 65 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável.

Aguas do Paraiba - Pague com PIX 800x250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *