Guarda Ambiental resgata 30 animais silvestres em 10 dias

Compartilhe...

Os últimos dias foram de muito trabalho para o Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), que resgatou 30 animais silvestres, entre eles 13 gambás adultos, sendo três deles com filhotes no marsúpio (bolsa na região abdominal utilizada para proteger, carregar e abrigar os filhotes); quatro cobras Jiboias, uma Seriema, um Ouriço-cacheiro, uma Aranha Caranguejeira e uma Coruja Buraqueira. Todos os animais foram devolvidos à natureza em Áreas de Proteção Ambiental (APA). 

O GAM resgata animais silvestres em condições normais de saúde em todo o município e, imediatamente, são devolvidos para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. A orientação é, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas devem isolar a área onde está o animal e acionar o Grupamento Ambiental, por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785.

O gambá, campeão de resgate pelo GAM, está cada dia mais comum de ser encontrado no meio urbano. Fato importante é que os gambás comem insetos e também aracnídeos, como escorpiões, o que contribui bastante para o controle de pragas, além de disseminar sementes de frutas após o consumo. Os gambás resgatados estavam em diferentes bairros e distritos, como Caju; Travessão; Jardim Carioca; Parques Rodoviário; Rosário; Santo Amaro; Farol de São Tomé; e Centro. Ao todo foram resgatados 23 gambás, sendo 13 adultos e três filhotes.

Na semana passada, foram resgatadas quatro cobras jiboias, que estão em segundo lugar no ranking de resgates no município, sendo duas no Parque Rodoviário; uma em Goytacazes; e uma Novo Jóquei. Segundo o GAM, a ação do homem e as mudanças climáticas são fatores principais para a migração desses répteis. As cobras estavam no Parque Santo Amaro, Novo Jóquei e Goytacazes. O GAM também resgatou na semana passada uma Siriema, no Parque Julião Nogueira; um Ouriço-cacheiro, no Novo Jóquei; e uma aranha caranguejeira, no Parque Imperial.  Esta semana, foram resgatados mais três gambás, uma cobra jibóia e uma coruja buraqueira.

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *