Festa do Santíssimo: Visita técnica é realizada na Praça São Salvador

Compartilhe...

Representantes das secretarias municipais envolvidas na organização e programação da Festa do Santíssimo Salvador realizaram nesta quinta-feira (27), visita técnica na Praça São Salvador para discutir a logística e responsabilidades de cada órgão, além do alinhamento em relação as barracas, pontos para passagem de pedestres e veículos, local das ambulâncias, ônibus da guarda municipal e posto médico, este último montado atrás do palco oficial.

A Assessora Técnica da Coesa e Economia Solidária, ligados à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Kátia Souto, explicou sobre a logística das barracas gastronômicas e artesanais e destacou a importância do evento para o município. “A festa do Santíssimo Salvador é tradicional e a Coesa tem significativa atuação, principalmente, na participação das entidades frequentes. Este ano serão 21 barracas de gastronomia e, a partir disso, vão arrecadar verbas para fazer o seu trabalho filantrópico”, disse Kátia, acrescentando que as barracas ficarão de 10h às 23h59 durante as festividades.

Para a Fiscal de Urbanismo da Divisão de Postura, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, Josimairy Gonçalves, diz que a Postura vem desenvolvendo junto à organização da festa do padroeiro, toda questão relacionada a alocação, preparação e implantação da festa, além da segurança, e toda a estrutura montada com relação ao comércio ambulante.

“Estamos estruturando, em conjunto com os órgãos competentes, toda dinâmica para a festa. Participamos junto, de uma forma onde a gente possa regrar o espaço público e oferecer uma melhor organização a toda a população, de maneira que todos possam participar, sejam comerciantes ou não, e possam usufruir de um ambiente organizado, limpo e com segurança. A Ordem Pública vem abraçando, tanto a parte de artesanato, a parte de alimentação e a parte da igreja também. Trabalhamos intimamente com as outras secretarias e a destinação de todo o espaço público, para oferecer o melhor aos nossos munícipes”, explicou.

Também presente durante a visita técnica, o Subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias, que sinalizou o alinhamento envolvendo os organizadores. “Demos início ao mutirão na região central, independente da manutenção cotidiana, para deixar tudo 100% para a festa do padroeiro. Uma observação relevante é que demos suporte também à Catedral, modificando toda a iluminação, agora em azul, buscando um novo visual em parceria com o governo. Estamos atuando para fazer a rede que tem necessidade e dar todo suporte para que a festa seja a melhor possível”, destacou Diego Dias.

Representando a Fundação Teatro Municipal Trianon, estiveram presentes o Gerente de Formação, Fábio Mattos, e o Chefe de Estratégias e Ações, Leandro Gomes. Para Fábio, a ação conjunta vai atender às demandas e necessidades das instituições que estão envolvidas na tradicional festa. “A importância da Fundação é buscar da melhor forma atender às necessidades das secretarias que estão envolvidas, com êxito nas demandas que o prefeito Wladimir Garotinho direciona. A festa é tradicional, mas precisamos olhar de maneira geral, principalmente, para a população que vai passar pelo evento durante estes cinco dias”, completou.

O Subcomandante da Guarda Municipal de Campos, Alex Anselmet, falou da importância de garantir a segurança pública durante o evento. “Vamos atuar de maneira estratégica com a segurança e com a mobilidade urbana. Estaremos também em pontos de interdições nas vias de acesso dos veículos para garantir uma melhor organização no trânsito”, informou.

O Coordenador de Planejamento da Guarda, Diovani Silva, acrescentou que um ônibus ficará fixo para auxiliar com câmeras de monitoramento. “Além das câmeras fixadas no veículo, o local também servirá como ponto de apoio para atendimento e informação, como suporte operacional do evento”, concluiu.

Durante a visita técnica, que durou cerca de duas horas, participou também a Subsecretária Municipal de Turismo, Isabela Barreto. Fazem parte da organização, além dos órgãos já citados, a Secretaria de Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *