Derrota de Wladimir: Câmara de Campos reduz remanejamento do orçamento 2024 para 10% 

Compartilhe...

Reviravolta na Câmara de Vereadores de Campos. O prefeito Wladimir Garotinho, que contava ter apoio da maioria da Casa para aprovação de todos os projetos de seu interesse, sofreu uma dura derrota na votação da Lei Orçamentária para o ano de 2024. Na sessão desta terça-feira (01), a maioria do plenário votou por reduzir a proposta do governo de 40% para 10% o limite para a abertura de Créditos Adicionais Suplementares e/ou remanejamento de despesas, alterando o Parágrafo único do Art. 23 e o Art. 24 do texto enviado pelo Executivo Municipal.

Na prática, isso reduz o poder do prefeito para redistribuir verbas do orçamento municipal de 2024 da forma que desejar, lembrando que a mãe do prefeito, a ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho teve no seu governo um percentual de 50% para esses créditos adicionais e remanejamento.  

O remanejamento é uma espécie de cheque em branco, que permite ao chefe do Executivo utilizar parte dos recursos do Município como bem entender, sem seguir o que foi previsto na LOA. Wladimir tinha como certa a aprovação de pelo menos 20% dos 40% proposto. Acabou ficando com menos da metade do que queria. Essa derrota mostra a vulnerabilidade do pretenso poder político do prefeito Wladimir Garotinho.

No início da sessão, em função da falta de quórum, devido a ausência dos vereadores da situação, o vereador Rogério Matoso fez um pedido de ordem para que o voto do presidente, Marquinho Bacellar, pudesse ser contabilizado. Após análise da Procuradoria da Casa, a votação do presidente foi aprovada, totalizando 13 votos. Em nova questão de ordem, Matoso solicitou a validação do voto do presidente, que voltou a ser votada e aprovada.

Na tribuna, o vereador Anderson de Matos questionou a não atuação da base governista na votação desta terça, considerando a importância e necessidade de comprometimento dos parlamentares. “A base do governo não veio hoje votar, mas há duas semanas solicitou que fosse colocado em votação, enquanto tinham a maioria. Estamos votando a LDO que beneficia a população e eles não vieram votar”, destacou. 

O pretendente da Câmara, Vereador Marquinho Bacellar, durante sua fala na tribuna ressaltou a importante atuação do vereador Abdu Neme. “Estou aqui em tom de agradecimento, em especial ao Dr. Abdu Neme, que preza pelo diálogo. E política é diálogo. Sabemos que eles tentarão invalidar a votação, mas não vão conseguir, porque a decisão foi de um grupo de vereadores que é maioria nesta Casa”, finalizou.  

Aguas do Paraiba - Pague com PIX 800x250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *