Década de operações: Porto do Açu celebra em grande estilo
O Porto do Açu celebrou, em 2024, uma década de operações, consolidando-se como um dos principais motores do desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro. Localizado em São João da Barra, o complexo portuário tem registrado um crescimento médio de 32% ao ano e desempenha papel fundamental na economia da região Norte Fluminense.
Para marcar essa trajetória de sucesso e compartilhar novidades sobre seus projetos, a equipe do Porto, representada por Vinícius Patel, diretor de operações portuárias, recebeu jornalistas para um jantar especial no Restaurante Romano, na noite da última quarta-feira (11).
O Porto do Açu é responsável pela geração de cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, com 70% dessas oportunidades concentradas nos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Com 11 terminais privados e 22 empresas líderes de mercado instaladas, o complexo também se destaca pelo potencial de geração de 3GW de energia em seu parque termelétrico a gás natural.
Outro marco apresentado foi o desempenho logístico: em 2023, o Porto do Açu superou o Porto de Santos em acessos de navios, registrando 6.377 entradas contra 5.913. Atualmente, o complexo ocupa a posição de segundo maior porto do Brasil em movimentação de cargas.
Além dos avanços econômicos, o encontro reforçou o compromisso do Porto com a transformação social e ambiental por meio de ações como o AbrAÇU, seu programa de voluntariado.
A celebração também se estende ao público com a exposição A Nossa História Move o Mundo, no Shopping Partage Campos, que retrata em imagens a trajetória de sucesso do empreendimento.