Como utilizar os serviços digitais do INSS durante a greve

Para minimizar os impactos da greve dos servidores, o INSS oferece acesso a mais de 90 serviços digitais através de seu site, aplicativo e pelo número 135. A Previdência Social disponibilizou orientações detalhadas sobre como utilizar esses serviços em seu site oficial.
A central de atendimento pelo telefone 135 está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Os serviços incluem desde requerimentos e perícias médicas até esclarecimentos sobre benefícios, extratos e questões específicas, como cálculos e dúvidas sobre o tempo de aposentadoria.
Para atendimento pericial relacionado ao auxílio-doença, o INSS recomenda o uso do Atestmed, um serviço de avaliação remota de documentos. Esse serviço visa acelerar a análise e reduzir a necessidade de perícias presenciais.
Como Agendar e Utilizar os Serviços
Mesmo com a greve, o INSS garante que seus serviços digitais continuarão funcionando normalmente. Para agendar ou acessar serviços digitais, os usuários devem utilizar o site Meu INSS.
Caso o segurado tenha uma perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, pode solicitar a conversão do agendamento para o Atestmed. Para outros casos, o recomendável é reagendar o atendimento através do número 135 ou do site Meu INSS.
Serviços Digitais Disponíveis
A lista de serviços digitais do INSS inclui mais de 90 opções. Alguns dos serviços mais frequentes são:
- Requerimento: Para iniciar solicitações e indicar a agência da Caixa.
- Perícias Médicas: Para agendar e verificar resultados.
- Benefícios: Inclui aposentadorias e salário-maternidade.
- Calculadora: Consulta sobre tempo de contribuição e detalhes relacionados à aposentadoria.
Greve e Reivindicações
A greve dos servidores, iniciada no dia 16, visa reivindicar a recomposição das perdas salariais dos últimos anos, a reestruturação e o reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado. Outras demandas incluem o cumprimento do acordo de greve de 2022, a exigência de nível superior para o cargo de Técnico do Seguro Social, a incorporação de gratificações, a jornada de trabalho de 30 horas para todos e o cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei. Além disso, os servidores pedem a revogação de normas sobre teletrabalho, condições de trabalho adequadas, o fim do assédio moral institucional e a reestruturação dos serviços previdenciários, conforme informações da Agência Brasil.
O INSS continua disponível para atender seus usuários digitalmente durante a paralisação.
Fonte: Agência Brasil