Campos inicia segunda aplicação da vacina Influenza para quatro grupos prioritários 

Compartilhe...

Certa de que as vacinas são o meio mais seguro de proteção contra diversas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus que causa gripe. Neste primeiro momento, serão vacinadas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, puérperas (até 45 após o parto), e os idosos acima de 60 anos.

A imunização desses quatro grupos prioritários, que totalizam 127.621 pessoas, seguirá até o dia 23 e, posteriormente, serão incluídos novos grupos prioritários. A meta é imunizar 90% do público-alvo. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação. Ao todo são 10 postos de vacinação, sendo quatro exclusivos para idosos.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. E, de acordo com o superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury, a campanha de vacinação contra a Influenza é uma preparação para o inverno, quando aumenta de maneira significativa a circulação de muitos vírus respiratórios, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador de bronquiolite nos bebês e de outras pneumonias virais.

“Se tem vacina contra a gripe e contra a Covid, vamos nos proteger”, afirmou o médico, ressaltando que um estudo feito nos Estados Unidos com pacientes internados por influenza, 50% deles tinham problemas cardíacos, 40% eram obesos e 30% portadores de doenças pulmonares crônicas como asma. Quando comparados os internados por Covid-19 com os internados por gripe, os que foram acometidos pela gripe apresentaram quadros mais graves do que por Covid-19.

“Isso mostra que a gripe é uma doença que tem morbidade e letalidade maiores nos pacientes internados e com comorbidades. Um exemplo é a asma, onde aqueles que sofrem com essa doença crônica e pegam gripe internam muito mais do que os asmáticos que contraem Covid”, disse Charbell.

Segundo ele, as pessoas não devem perder a oportunidade de tomar a vacina contra a Influenza. “As pessoas que têm alergia à proteína do ovo devem agendar a vacina no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na secretaria de Saúde”, orientou o médico.

A vacina influenza é trivalente e protege contra as cepas Sidney da H1N1, a Darwin da H2N3 e a tipo B, linhagem Victória. Para receber o imunizante é necessária a apresentação da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

POSTOS PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS

Automóvel Clube – 9h às 16h

Campos Shopping – 9h às 16h

Clube da Terceira Idade – 9h às 16h

Drive-thru do Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h

POSTOS PARA GESTANTES E PUÉRPERAS

Automóvel Clube – 9h às 16h

Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 17h

POSTOS PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 5 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS

Cidade da Criança – 8h às 17h

Clínica da Criança – 9h às 18h

Fundação Municipal de Esportes, antiga AABB – 9h às 16h

UPH Saldanha Marinho – 11h às 20h

Aguas do Paraiba - Pague com PIX 800x250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *