Baricitinibe: Uma nova esperança para homens e mulheres com Alopecia Areata

Compartilhe...

A alopecia areata é um susto que, embora seja mais comum em adultos jovens, homens e mulheres na mesma proporção, pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças pequenas. Os cabelos e pelos do corpo podem cair abruptamente, deixando áreas do couro cabeludo totalmente à mostra. A incerteza sobre se os cabelos voltarão a crescer aumenta a angústia, e muitas vezes, a perda pode ser duradoura, mesmo com tratamento.

A professora Renata Magalhães, chefe do Serviço de Dermatologia na Unicamp, destaca uma recente conquista no tratamento da alopecia areata. O baricitinibe, um novo medicamento aprovado pela Anvisa, mostrou resultados significativos em um estudo de fase 3, onde 22% dos pacientes recuperaram 80% da área do couro cabeludo após seis meses de tratamento.

As causas da alopecia areata permanecem nebulosas, envolvendo fatores como estresse agudo, infecções e predisposição genética. A doença é autoimune, com o sistema imunológico atacando os folículos pilosos. O componente genético também está presente, e a alopecia areata pode estar associada a outras condições autoimunes.

O tratamento convencional era limitado e variável em termos de eficácia. O baricitinibe atua como inibidor da Janus quinase, interferindo na resposta inflamatória do sistema imunológico. Seus resultados promissores sugerem uma nova abordagem para casos graves de alopecia areata.

Apesar dos eventos adversos raros, como maior suscetibilidade a infecções leves, o baricitinibe apresenta uma opção de tratamento com potencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, ainda há perguntas sobre a necessidade de um uso contínuo do medicamento e sua segurança em crianças e adolescentes, questões que estão sendo estudadas.

Renata Magalhães destaca a importância do novo tratamento para crianças e adolescentes que enfrentam situações de bullying devido à alopecia areata. A condição pode ter um impacto significativo na vida diária, dificultando a busca por emprego e relacionamentos. O baricitinibe representa uma esperança para esses pacientes, oferecendo não apenas a possibilidade de regeneração capilar, mas também melhorando seu estado emocional.

Águas do Paraíba dívida zero com até 65 de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *