Alerta Agosto Laranja: Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é uma das principais doenças que afetam adultos jovens em todo o mundo, especialmente mulheres entre 20 e 40 anos. Em razão disso, desde 2014, o mês de agosto é marcado pela cor laranja, em uma campanha promovida pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), com o objetivo de conscientizar a população e melhorar a qualidade de vida daqueles que convivem com a patologia.
Embora não haja um aumento significativo no número de casos, a quantidade de diagnósticos cresceu graças à ressonância magnética, que auxilia na detecção precoce da doença e permite o início do tratamento mais rapidamente.
A esclerose múltipla pode afetar qualquer área do sistema nervoso, desde o cérebro até a coluna vertebral. Os neurônios, responsáveis pela condução de sinais elétricos no cérebro, são revestidos por uma substância chamada mielina. A mielina funciona como o isolamento de um fio elétrico. Quando essa camada protetora é destruída, o neurônio não funciona corretamente, resultando em danos neurológicos que ocorrem tipicamente em surtos
Até o momento, não há uma forma comprovada de prevenir a esclerose múltipla. No entanto, manter hábitos de vida saudáveis, uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, evitar a obesidade e o tabagismo são atitudes que podem reduzir o risco de desenvolver a doença.