Alerj aprova audiência para debater uso de câmeras em uniformes de policiais
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj aprovou, nesta quinta-feira (31), a realização de audiência pública para discutir o uso de câmeras nos uniformes policiais.
A proposta da presidente da CDDHC, Dani Monteiro (PSOL), foi rechaçada por dois colegas, os deputados Tia Ju (Republicanos) e Jorge Felippe Neto (Avante), que votaram contra. O apoio veio somente do deputado Andrezinho Ceciliano (PT).
Com a votação empatada, coube a própria Dani Monteiro o desempate para garantir a realização da audiência, que será aberta à participação apenas de especialistas e policiais.
“A ideia surgiu de conversa com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que sugeriu, inclusive, que usemos a experiência de São Paulo para ajudar o Rio a combater a letalidade policial. É preciso lembrar a todos que as câmeras são uma garantia para a população, mas, fundamentalmente, são um mecanismo de defesa para o policial”, declarou a deputada.
Vale lembrar também que o governador Cláudio Castro (PL) é inflexível na luta contra o uso das câmeras nos agentes. Ele já afirmou que vai recorrer “até o fim” contra a instalação de câmeras e justificou que a sociedade não tem “maturidade nem de guardar coisa em segredo de Justiça, imagina imagem que coloque a vida do policial em risco”.
Fonte: Extra
Foto: Fábio Rossi/Extra