UFF retorna as aulas com os velhos problemas

Compartilhe...

O ano letivo de 2024 na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos começou nesta segunda-feira (18), porém, enfrentando desafios familiares. A nova sede da instituição, parcialmente inaugurada em janeiro deste ano na presença de várias autoridades municipais, não está pronta. A comunidade acadêmica está ciente de que será necessário fazer adaptações na estrutura elétrica devido a mudanças nos padrões da concessionária de energia durante a execução do projeto, que teve início em 2012.

Atualmente, a UFF tem 3.456 alunos de graduação, além de programas de pós-graduação, Universidade da Terceira Idade e Pré-Vestibular Social.

Localizada na Avenida XV de Novembro, no Centro de Campos, próxima ao Hospital Ferreira Machado, a nova sede é composta por dois blocos de sete andares. O primeiro bloco foi inaugurado em 18 de janeiro deste ano, durante uma solenidade que marcou o aniversário de 63 anos da universidade. O segundo bloco, prometido para março, ainda não foi entregue.

A solenidade de janeiro foi realizada de forma remota pelo reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, e o vice-reitor, Fábio Passos, e presencialmente pela diretora Ana Costa, o vice-diretor Rodrigo Monteiro e o prefeito Wladimir Garotinho.

Após questionamentos sobre o atraso na inauguração do bloco B, a universidade informou que as aulas de 2024 começariam nos blocos em funcionamento, com a inauguração oficial prevista para março. No entanto, devido a problemas com a adequação do sistema elétrico, a entrega final da obra foi adiada para maio.

As obras da UFF foram paralisadas várias vezes devido à falta de recursos financeiros, especialmente durante o governo federal anterior. A diretora da UFF Campos explicou que o atraso na conclusão da obra se deveu à falta de repasses de verbas. A retomada do projeto ocorreu a partir de 2020, durante a gestão do atual reitor, com recursos provenientes de emendas parlamentares.

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *