Tradição e velocidade marcam a 80ª edição da Prova Ciclística de São Salvador

A 80ª edição da Prova Ciclística de São Salvador foi realizada nesta quarta-feira (6) em Campos dos Goytacazes, durante o feriado municipal em homenagem ao padroeiro da cidade. Considerada a competição de ciclismo de rua mais antiga em atividade na América Latina, o evento reuniu atletas de diversas regiões do Brasil, entre eles o bicampeão mundial de mountain bike maratona, Henrique Avancini.
Com 35 categorias, a prova contou com o apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Guarda Civil Municipal (GCM), Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e das secretarias de Saúde e de Serviços Públicos. A supervisão ficou a cargo da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).
Durante o evento, o presidente da FME destacou a importância da prova para a história do esporte na cidade e no país, ressaltando que a competição teve início durante a Segunda Guerra Mundial e hoje é considerada um patrimônio histórico de Campos e do Brasil. Ele também apontou o crescimento do ciclismo no município e celebrou a realização de mais uma edição histórica da prova.
O organizador Rodrigo Rocha também comemorou o sucesso da edição comemorativa de 80 anos, destacando a participação de atletas de várias partes do Brasil, como São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do Norte, e agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento.
Na principal categoria da competição, a Elite Masculino, o vencedor foi Fabiano Mota, da equipe UCRJ Turim, com o tempo de 1:47:42 — o mesmo registrado por Henrique Avancini, da equipe Factor Racing, que participou da prova pela primeira vez. O terceiro lugar ficou com Cainã Guimarães de Oliveira, da equipe São José Ciclismo.
Na categoria Elite Feminino, o pódio foi composto por Jurlene Leite da Silva, Mariana Zuaneti Martins e Nayane Caldeira Manhães.
Fonte: Secom