Torcedores são condenados por racismo contra Vini Jr. na Espanha
Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão na Espanha por atos racistas contra Vinicius Jr. Além da pena de prisão, os torcedores também foram proibidos de frequentar estádios de futebol.
A sentença histórica, anunciada pela La Liga, inclui ainda uma multa a ser paga pelos condenados. Os insultos racistas foram dirigidos a Vinicius Jr. no dia 21 de maio de 2023, no estádio Mestalla, em Valência.
“Esta decisão é uma ótima notícia na luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para proferir abusos,” afirmou Javier Tebas, presidente da La Liga.
Condenação Histórica
Esta é a primeira vez na história da La Liga que uma sentença por racismo é aplicada. A instituição, que vinha sendo criticada por não tomar medidas suficientes para evitar insultos nos estádios, agora demonstra uma postura mais firme.
Originalmente, a pena era de 12 meses de prisão, mas foi reduzida para oito meses após um acordo durante a fase de investigação preliminar.
Além da prisão, os torcedores estão proibidos de assistir a jogos da Seleção Espanhola e a partidas oficiais da La Liga.
Durante a audiência, os três condenados leram uma carta de desculpas dirigida a Vinicius Jr., à La Liga e ao Real Madrid, reconhecendo seus atos e expressando arrependimento.