Reunião regional exige avanço da Estrada de Ferro 118 junto ao Governo Federal

Compartilhe...

A Firjan Norte Fluminense (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) reuniu, na tarde de ontem, quinta-feira (17), representantes de municípios e da sociedade civil organizada da região para assinar uma carta dirigida à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento solicita que a indenização pela devolução da antiga malha ferroviária, atualmente sob concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), no Estado do Rio de Janeiro, seja vinculada à execução da Estrada de Ferro 118 (EF-118) no Porto do Açu.

O objetivo é concretizar um dos projetos de infraestrutura mais estratégicos para a região, o Estado e o país: a ligação do Porto do Açu, e consequentemente do Norte Fluminense, à malha ferroviária nacional.

Entre os participantes do encontro que apoiaram o movimento estão Francisco Roberto Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense; Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf); Carla Caputi, prefeita de São João da Barra; Felipe Knust, secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos; Fábio Paes, vice-presidente da CDL Campos; e Maurício Cabral, presidente da Acic Campos, entre outros.

A carta reivindica um compromisso claro da ANTT para que os recursos da indenização sejam integralmente destinados ao Estado do Rio de Janeiro, com foco na implementação da EF-118.

Após o término das audiências públicas, previstas para o final deste mês, as contribuições serão analisadas pela ANTT, que posteriormente divulgará as propostas aceitas. O Tribunal de Contas da União (TCU) irá revisar o processo antes da assinatura do contrato. A expectativa da ANTT é concluir todo o processo no segundo semestre do próximo ano.

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *