Quissamã lança programa de aprendizagem profissional com mais de 120 jovens

Compartilhe...

Mais de 120 jovens que integram a terceira turma do Juventude Ativa – Programa Municipal de Aprendizagem Profissional da Prefeitura de Quissamã, iniciaram desde ontem (10), a atuar nas repartições públicas, com a expectativa de transformar suas vidas pessoais e profissionais. Na parte da manhã, antes do início das atividades práticas, os jovens foram recepcionados no auditório da Prefeitura.

Desde sua implementação em 2021, o programa Juventude Ativa já beneficiou cerca de 300 jovens, oferecendo o primeiro emprego com carteira assinada e uma bolsa-auxílio equivalente a um salário mínimo por mês, além de oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Em seu discurso, a prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista ressaltaram a importância do programa como porta de entrada para o mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.

“Não é todo município que oferece essa oportunidade. O Juventude Ativa acolhe jovens de todos os bairros, oferecendo salário e aprendizado. Temos vários participantes da primeira turma que hoje atuam na Prefeitura ou em outros locais. É um investimento no que há de mais rico, que é a juventude, pois vocês são o futuro e também fazem parte do presente, atuando, opinando e realizando,” destacou a prefeita Fátima.

“Juventude Ativa significa jovens realizados, felizes e promissores. Nada melhor para Quissamã, um município onde todos trabalham para que desde o recém-nascido até a terceira idade tenham qualidade de vida. Esse programa deve crescer cada vez mais. Esses jovens são o futuro da cidade e vão nos ajudar a fortalecer as ações,” complementou o vice-prefeito Marcelo.

Maria Eduarda Ferreira, de 19 anos, é uma das jovens que atuarão nas repartições públicas municipais com carteira assinada. “Estou feliz de ter recebido essa oportunidade no meu primeiro emprego e porque vou ajudar em casa e me ajudar também. Vou trabalhar no setor de contabilidade, que é a área na qual vou me especializar. Isso será muito importante para minha formação profissional e espero aprender muito,” declarou.

Regiane Ferreira, mãe de Maria Eduarda e auxiliar de creche, expressou sua felicidade e orgulho pelo primeiro emprego da filha. Ela destacou a importância dessa oportunidade para o futuro da jovem e a contribuição financeira que o trabalho trará. “É uma emoção muito grande o primeiro emprego da minha filha já ser com carteira assinada. Estou muito feliz pela oportunidade que ela está tendo, acredito que esse emprego é uma preparação para muitas outras oportunidades. É uma renda que já a ajuda. Eu, como mãe, sei que muitas estão orgulhosas pelo seu filho estar empregado,” disse.

O Programa Juventude Ativa proporciona vivências e experiências de aprendizagem profissional, cultural e educacional, auxiliando na inserção dos jovens no mercado de trabalho e contribuindo para sua formação, além de fomentar a participação coletiva nos espaços sociais e no ambiente de trabalho.

Participaram da cerimônia o chefe de gabinete Luciano Lourenço; a subsecretária de Assistência Social Valquíria Barcelos; o coordenador do Juventude Ativa Necy Gomes; os vereadores Aílson Barreto, Cássio Reis, Adeilson Lopes e Janderson Barreto; além de pais, responsáveis, coordenadores de programas e representantes das secretarias municipais.


Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *