Quilombo Conceição do Imbé se torna patrimônio histórico e cultural do Rio

Compartilhe...

Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio, o Quilombo Conceição de Imbé, localizado em Campos, tem um processo aberto para regularização territorial desde 2004 junto ao INCRA. A determinação é da Lei nº 10.037/23, de autoria da deputada Zeidan (PT), que foi sancionada com vetos parciais pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do último dia 13. A localidade conta com cerca de 180 famílias.

“Conceição do Imbé é reconhecida pelas suas características como Comunidade Tradicional Quilombola. Essa norma busca dar o devido reconhecimento à ela por conta do seu inestimável valor histórico e cultural”, comentou Zeidan.

Vetos

Os vetos se referem ao Artigo 2º, que proibia a descaracterização da área do quilombo, e ao Artigo 3º, que previa penalidades ao descumprimento da norma. Na justificativa, o governo explica que os dispositivos abordam competências do setor administrativo do Estado.

O nome: A padroeira Nossa Senhora da Conceição explica o nome da comunidade. A imagem da santa que era cultuada na igreja local foi levada pela dona da antiga usina que funcionava no local. Outra imagem foi colocada no lugar sem as jóias e adereços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *