Programa de Educação Ambiental de Quissamã alcança o segundo lugar em concurso realizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do BPSI
A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEMAG), participou do 1º Encontro de Educação Ambiental CBH-BPSI, promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, apresentando o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), junto com a iniciativa de restauração e revitalização do Manguezal de Barra do Furado. O projeto envolveu estudantes do 7º ano da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, que conquistou o segundo lugar no concurso, competindo com outros seis municípios. Durante o evento, um vídeo mostrando o trabalho realizado no manguezal com os adolescentes foi exibido, e o ProMEA foi premiado com um tablet para atividades dos alunos na escola.
O secretário Luiz Carlos Fonseca enfatizou a importância de eventos e ações de mobilização em relação à preservação ambiental, especialmente envolvendo os jovens, para criar um sentimento de pertencimento ao meio ambiente. A presença da Prefeitura no evento reiterou o compromisso de Quissamã com as questões ambientais, demonstrando parte de sua atuação em um ecossistema tão relevante quanto o manguezal de Barra do Furado.
A engenheira florestal da SEMAG, Manon Perdomo, ressaltou a importância do manguezal para a sustentabilidade local e destacou atividades recentes realizadas no local, como rodas de conversa, limpeza educativa, coleta de resíduos e plantio de mudas, em parceria com o Instituto Floresta Darcy Ribeiro, a Ong Ecoanzol e a Associação de Amigos e Mulheres Pescadoras de Barra do Furado.