Presença de algas no Rio Paraíba do Sul afeta qualidade da água em Campos, confirma Águas do Paraíba

Compartilhe...

Em comunicado emitido ontem, quinta-feira (25), a Águas do Paraíba, concessionária responsável pelo fornecimento de água em Campos dos Goytacazes, confirmou a presença de algas no Rio Paraíba do Sul. Esta situação tem impactado a qualidade da água na cidade e em outros municípios da região.

Gosto e Odor na Água

A concessionária esclareceu que a proliferação de algas cianofíceas no rio é resultado de um período prolongado de seca, grandes variações de temperatura e baixa vazão dos rios no Noroeste Fluminense. Como consequência, algumas pessoas podem ter percebido um “gosto de terra” na água.

Presença de Geosmina

Mesmo com essas condições, Águas do Paraíba assegura que a água tratada não apresenta nenhum risco à saúde. “A água tratada está em conformidade com os parâmetros da Legislação, própria para consumo. Todas as medidas de controle e tratamento estão sendo tomadas para garantir a qualidade da água distribuída. As estações de tratamento de água da concessionária contam com tecnologias avançadas e estão preparadas para tratar com eficiência a água nessas condições,” destacou o comunicado.

A empresa afirmou ainda que episódios semelhantes já ocorreram no passado e que a água fornecida sempre esteve dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação. Eles estão monitorando a situação de perto, seguindo a orientação do Ministério da Saúde conforme a Portaria GM/MS nº 888.

Portanto, apesar do gosto e odor, a água fornecida continua segura para consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *