Porto do Açu recebe inauguração histórica da Usina Termelétrica GNA II com o Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem, segunda-feira da cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra. O empreendimento integra o Novo Programa de Aceleração ao Crescimento e será a maior usina movida a gás natural do país. Também estiveram presentes ministros, deputados, a prefeita de SJB Carla Caputi e representantes de empresas do Porto e da Gás Natural Açu.
Durante seu discurso, o presidente Lula destacou o crescimento do Porto do Açu, afirmando que em 2012 conheceu o projeto de um Porto que naquela época era tido como faraônico, que as pessoas normais não acreditavam que pudesse acontecer nessa dimensão. Treze anos depois, viu que aquele mega sonho, a construção de uma coisa diferente, está acontecendo na prática hoje nesta extraordinária cidade.
Lula também criticou as tarifas impostas ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a participação na medida de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, esperando que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil e resolva fazer aquilo que no mundo civilizado se faz, sentando numa mesa para resolver divergências, e não de forma abrupta, individual, tomando a decisão de taxar o Brasil em 50%, referindo-se ao deputado Eduardo Bolsonaro.
Carla Caputi, prefeita de São João da Barra, afirmou que o município ganha protagonismo com a inauguração da usina, colocando SJB como protagonista municipal e no estado, quiçá do Brasil, agradecendo todo o investimento do governo federal e reafirmando o compromisso do município junto com o Brasil e com o estado para avançar cada vez mais.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, destacou a importância da GNA II, afirmando que o gás é imprescindível para robustecer o sistema elétrico e é uma alternativa de baixa emissão de carbono para geração térmica, fazendo do Brasil o líder da transição energética global, com 90% da sua matriz limpa e renovável, encerrando seu discurso com: Viva o Brasil soberano!
Renan Filho, ministro dos Transportes, afirmou que a licitação para a construção da Estrada de Ferro 118, que ligará o Porto do Açu a outros estados, será realizada até o fim do ano, garantindo mais competitividade para a região.
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, comentou sobre os investimentos do Governo Federal no Porto do Açu, mencionando quase R$ 30 bilhões em investimentos para os próximos dez anos.
A Usina Termelétrica UTE GNA II, com 1,7 gigawatts de potência instalada, suficiente para abastecer 8 milhões de residências, é a maior movida a gás natural no país, representando aproximadamente 10% da geração a gás natural na matriz elétrica nacional. A usina é composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor em uma configuração de ciclo combinado, destacando-se por apresentar uma tecnologia ecológica com capacidade técnica para funcionar com até metade de seu suprimento a partir do hidrogênio, gás que não é poluente nem causador do efeito estufa.
A construção da usina, selecionada como obra do Novo PAC, atraiu R$ 7 bilhões de investimentos e gerou mais de 10 mil empregos. Além da UTE GNA II, o complexo de geração de energia elétrica no Porto de Açu reúne a UTE GNA I, com 1,3 GW, e um terminal de gás natural liquefeito, ambos em operação desde 2021. Com 3 GW de potência instalada, o conjunto é o maior do gênero em operação na América Latina, podendo abastecer 14 milhões de residências ou a demanda dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.