Porto do Açu celebra 10 anos de operação com crescimento recorde e supera Porto de Santos

Compartilhe...

Porto do Açu: Motor do Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro

O Porto do Açu consolida-se como o principal vetor de desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro, com um crescimento médio anual de 32%. Esse porto-indústria, que celebra dez anos de operação em 2024, gera aproximadamente 7 mil empregos no Norte Fluminense, com 70% desses empregos concentrados em São João da Barra e Campos. Com 11 terminais privados e 22 empresas líderes em seus setores, o Açu também possui um parque termelétrico movido a gás natural com potencial para gerar 3GW.

Em 2023, o Porto do Açu superou o Porto de Santos em número de acessos de navios, registrando 6.377 acessos contra 5.913 em Santos. Além disso, manteve-se como o segundo maior porto do país em movimentação de cargas, movimentando 84,6 milhões de toneladas, um aumento de 27% em relação a 2022, segundo a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ).

Transformação e Energia

O Açu avança para se tornar o maior hub de integração energética do Brasil, sendo responsável por quase 40% das exportações de petróleo bruto, através do terminal da Vast. É também a maior base de apoio a plataformas de óleo e gás do mundo e escoadouro do maior mineroduto do planeta, com 529 km de extensão, através do terminal da Ferroport.

O porto está expandindo suas atividades portuárias para incluir cargas de projeto como pás eólicas e turbinas para termelétricas, além de granéis sólidos. Anualmente, o Açu acelera sua industrialização com foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido mundialmente como o porto da transição energética do Brasil.

Oportunidades Sustentáveis

O Brasil, com uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, pode se tornar um parceiro chave para países que buscam descarbonizar suas indústrias. Nesse contexto, o Porto do Açu se destaca como uma porta de entrada para iniciativas de baixo carbono no país.

Nos últimos anos, o porto assinou vários acordos para estudar plantas industriais renováveis. Vinícius Patel, Diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, destacou a importância desses projetos: “Estamos avançando para que, na próxima década, esses projetos se tornem realidade. O Açu estuda soluções para ajudar a reduzir em até 25% as emissões de gás carbônico na produção de aço, algo revolucionário no mercado brasileiro.”

Infraestrutura e Parcerias Estratégicas

O Porto do Açu possui uma área de 1 milhão de metros quadrados licenciada ambientalmente para a instalação de um hub de hidrogênio de baixo carbono, facilitando a instalação de empresas interessadas em construir e operar plantas de hidrogênio verde. Em parceria com players globais, como a Eletrobras, o porto planeja a produção de hidrogênio renovável (H2R) e seus derivados.

Além disso, o Açu é um dos principais pontos do país para a instalação de eólicas offshore. O Brasil possui cerca de 700GW de potencial de eólica offshore, dos quais 34GW estão na região de influência do Porto do Açu. Estudos de viabilidade estão em andamento com empresas como Corio Generation e SPIC.

Vantagens Competitivas

A infraestrutura do Porto do Açu é uma vantagem significativa para a fabricação, instalação, operação e manutenção de componentes de parques eólicos. Sua localização estratégica, perto dos principais mercados consumidores de energia e do centro da costa brasileira, o torna um potencial hub de exportação de componentes. A proximidade com áreas de grande potencial eólico na região sudeste e a conexão com as linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) são outros diferenciais importantes.

Vinícius Patel conclui: “As vantagens apresentadas pelo Porto do Açu para implantar o maior hub de integração energética do país são significativas. Estamos criando um ecossistema competitivo, baseado em sinergias, gerando ainda mais valor para o que é produzido no complexo portuário. São características únicas do Porto do Açu.”

Aguas do Paraiba - Pague com PIX 800x250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *