Polícia Federal Apura Suspeita de Compra de Votos na Região dos Lagos

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta terça-feira (20), sete mandados de busca e apreensão em investigação sobre suspeitas de compra de votos nas cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. As apurações indicam que políticos desses municípios teriam recorrido a práticas ilegais para garantir votos nas eleições municipais de 2024.
A investigação teve início ainda no primeiro turno, quando cabos eleitorais de um candidato a vereador de Cabo Frio foram presos sob suspeita de compra de votos. Com eles, foram encontrados materiais de campanha — os chamados santinhos — e diversas cédulas de R$ 100.
Durante o andamento da investigação, surgiram indícios de outras irregularidades, incluindo o uso de um hospital público de Cabo Frio para agendamento de consultas médicas em troca de votos, com a suposta participação de um profissional da saúde da unidade.
Em São Pedro da Aldeia, o inquérito foi instaurado após um eleitor ser flagrado filmando a urna eletrônica durante a votação. Segundo a PF, a gravação teria sido solicitada por um cabo eleitoral, com a intenção de comprovar o voto e assim liberar o pagamento de R$ 100.
Os mandados de busca, expedidos pela Justiça Eleitoral, estão sendo cumpridos em residências dos investigados e nas Câmaras Municipais de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.
Fonte: Agência Brasil