Petrobras confirma queda no preço do gás natural a partir de fevereiro
A Petrobras anunciou, ontem quinta-feira (30), que aplicará uma redução média de 1% no preço do gás natural vendido às distribuidoras a partir de 1º de fevereiro. A queda ocorre em relação ao trimestre anterior e faz parte da política de atualização trimestral dos contratos.
Segundo a estatal, o preço da molécula do gás é ajustado com base nas oscilações do barril de petróleo Brent e na variação do câmbio Real/Dólar (R$/US$). Para o próximo trimestre, o Brent registrou uma queda de 6%, enquanto o câmbio apresentou depreciação de 5,3%.
Desde dezembro de 2022, a Petrobras aponta que o preço médio da molécula vendida às distribuidoras acumula uma redução de até 23%, considerando também os prêmios de performance e incentivo à demanda, implementados em maio e outubro de 2024.
Impacto para o consumidor
A Petrobras enfatiza que o preço final do gás natural para os consumidores depende de diversos fatores além do valor cobrado pela companhia. O custo do transporte até as distribuidoras, o portfólio de suprimento de cada empresa, as margens de comercialização e os tributos federais e estaduais influenciam no valor repassado ao cliente. No caso do Gás Natural Veicular (GNV), há ainda os custos dos postos de revenda.
A estatal também esclareceu que o reajuste anunciado não afeta o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, comercializado em botijões ou a granel.
Fonte: Agência Brasil