Pesquisa revela que melatonina em forma de medicamento melhora problemas de visão
Um novo estudo revelou que a melatonina pode melhorar problemas de visão, especialmente em pessoas com mais de 50 anos, representando um avanço significativo na ciência.
Os pesquisadores estão buscando desenvolver um medicamento capaz de impedir o avanço da degeneração da visão associada ao envelhecimento. Esta descoberta pode ser um importante passo nessa direção.
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, encontrado também em plantas, e é conhecido por regular o sono. Já disponível em forma de medicamento, a melatonina é comumente prescrita para tratar a insônia.
O Estudo
A pesquisa analisou os registros de 187.506 pessoas sem histórico de problemas de visão. A maioria dos participantes respondeu positivamente ao tratamento com melatonina, que funcionou como um medicamento preventivo, ajudando a manter a qualidade da visão.
Os dados mostraram que, entre mais de 121 mil pacientes com idade acima de 50 anos, o uso regular de melatonina reduziu em 58% o risco de desenvolver problemas de visão. Para os 66 mil pacientes que já apresentavam sinais de degeneração visual precoce, a melatonina também mostrou resultados positivos.
Alerta
Realizado por pesquisadores da Universidade de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, o estudo foi conduzido em etapas e publicado no jornal científico JAMA Ophthalmology.
Os cientistas ressaltam que, embora a melatonina possa ajudar na prevenção e controle da degeneração visual, não é uma solução definitiva, pois cada caso é único. Eles enfatizam que fatores externos, como o estilo de vida, também influenciam na saúde ocular. No entanto, a eficácia da melatonina como terapia preventiva é uma perspectiva promissora.