O Sindicato dos Bancários de Campos realiza uma paralisação em todas as agências bancárias da Pelinca até o meio-dia desta segunda-feira.
O Sindicato dos Bancários de Campos paralisou todas as agências bancárias da Pelinca até às 12h nesta segunda-feira (26).
Os bancários de todo o país estão em Campanha Nacional por reajuste salarial e outras reivindicações. Em 2023, os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal) tiveram lucros combinados superiores a R$ 145 bilhões.
Desde 18 de junho, as negociações entre a Fenaban e os sindicatos têm sido tensas. A Fenaban rejeitou o pedido de reajuste de 5% acima da inflação e ainda ameaçou retirar direitos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
As paralisações ocorrem não apenas em Campos, mas em todo o Brasil.
O presidente do sindicato, Rafanele Alves Pereira, afirmou que é inaceitável aceitar propostas que resultem em perdas para a categoria. “Estamos mobilizados não só pela negociação de reajuste, mas também pela garantia de empregos. Apesar dos lucros, os bancos continuam demitindo, o que é um absurdo”, afirmou Pereira.
Os trabalhadores ressaltaram que, enquanto as diretorias dos cinco maiores bancos do Brasil recebem remuneração média anual de R$ 9 milhões, os bancários enfrentaram um déficit salarial de 0,3% nos últimos oito anos, abaixo da inflação.
Fonte: Ascom