MPRJ e Unicef discutem ações para garantir direitos da criança e do adolescente no Estado

Compartilhe...

O procurador-geral de Justiça, Luciano de Oliveira Mattos, recebeu nesta quinta-feira (30/03) o novo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, o mauritano Youssouf Abdel-Jelil. O encontro, que serviu para dar continuidade a parceria já firmada anteriormente entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Unicef, também tratou de pautas sobre direitos e garantias da criança e do adolescente no Rio de Janeiro. 

Na ocasião, Youssouf Abdel-Jelil e sua equipe levaram ao procurador-geral a preocupação com o aprimoramento da cobertura vacinal da população infantojuvenil e o aumento da violência no ambiente escolar. Luciano Mattos garantiu que a instituição é sensível a esses temas e que são assuntos prioritários na área. “Realizar iniciativas que aumentem a vacinação e reduzam a evasão e a violência escolar serão pautas que, certamente, o MPRJ e o Unicef buscarão cumprir com todo o afinco”, frisou o PGJ.


Sobre os recentes casos de violência e ataques dentro das escolas, a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, e a promotora de Justiça Roberta Rosa, coordenadora de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo, deram informações sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos junto às promotorias de infância para fomentar o diálogo de paz nas escolas, utilizando ferramentas de comunicação não violenta entre os alunos.

“Enfrentar as múltiplas violências que afetam duramente a vida de crianças e adolescentes precisa ser uma prioridade de todos. Da mesma forma, precisamos de um esforço interinstitucional diante do grande número de crianças sem vacina e crianças e adolescentes fora da escola.  Nesse sentido, é muito valiosa nossa parceria com o Ministério Público, destaca Youssouf, representante do UNICEF no Brasil.

Além do representante do Unicef no Brasil, também visitaram o MPRJ a chefe de Advocacia e Comunicações do Unicef no Brasil, Sonia Keo; a coordenadora do Unicef no Rio de Janeiro, Luciana Phebo; o oficial da área de Proteção à Criança, Marcos Kalil, e a especialista de comunicação do Unicef no Brasil, Immaculada Prieto.

Aguas do Paraiba - Pague com PIX 800x250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *