MPRJ cumpre mandados de busca em São Fidélis em ação contra investigados

Compartilhe...

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com o apoio de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), executou nesta quinta-feira (24) mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a 11 investigados por suposta venda de licenças ambientais em Nova Friburgo. Entre os alvos estão oito servidores do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que na época dos fatos trabalhavam na Superintendência de Dois Rios (SUPRID).

Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, estão sendo cumpridos em Nova Friburgo, Cordeiro, São Fidélis e Cardoso Moreira. Segundo o GAECO/MPRJ, a investigação, conduzida no âmbito de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), aponta que as concessões irregulares resultaram em um prejuízo estimado de R$ 20 milhões, decorrente de propinas pagas aos envolvidos. Aproximadamente 1.200 processos administrativos estão sendo revisados pelo INEA, com indícios de que cerca de 500 licenças foram concedidas de forma irregular.

As investigações indicam que as licenças ambientais ilegais autorizavam loteamentos, construções e ocupações de áreas em desacordo com a legislação vigente. O objetivo é coletar provas que possam confirmar a existência de uma associação criminosa formada por servidores do INEA e consultores, que atuavam como intermediários entre proprietários de terrenos e os funcionários públicos, facilitando a concessão das licenças mediante pagamento indevido.

Fonte: Ascom/MPRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *