Modernização no sistema de transporte: Detro-RJ adota biometria facial em vans

Compartilhe...

O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ) e a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) iniciaram oficialmente a implementação da biometria facial na frota complementar intermunicipal do estado. As primeiras vans equipadas com a nova tecnologia começaram a circular nesta semana, atendendo a linhas da região metropolitana e arredores. Este é o início de um processo gradual, com previsão de conclusão até outubro deste ano.

A biometria facial permitirá maior controle e auditoria sobre os dados do sistema de bilhetagem fluminense, sendo fundamental para coibir fraudes e o uso indevido de benefícios sociais, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI). Desde o ano passado, em caráter experimental, veículos equipados com validadores biométricos demonstraram eficácia no combate a irregularidades, gerando uma economia estimada de R$ 40 mil diários aos cofres públicos.

“A iniciativa é essencial porque, além de cumprir um decreto estadual, verifica em tempo real se o passageiro é o titular do cartão utilizado. Isso combate práticas irregulares, como o empréstimo ou a comercialização de créditos do BUI, que é pessoal e intransferível. Trata-se de uma garantia para o passageiro, o permissionário e o Estado. Todos ganham com a correta utilização do sistema”, destacou o secretário Washington Reis.

De acordo com a Portaria nº 1846/2024 do Detro-RJ, o calendário de implementação divide a frota de vans intermunicipais em dez lotes regionais. A região metropolitana foi a primeira a receber os equipamentos. Além disso, está sendo oferecido um curso obrigatório de capacitação em biometria facial para permissionários e motoristas auxiliares, com orientações sobre o uso correto do equipamento e a maneira adequada de validar os cartões.

“A biometria facial reforça os esforços de fiscalização para evitar gastos irregulares e garantir que os benefícios sociais da bilhetagem sejam preservados para quem realmente tem direito. Essa tecnologia é um avanço que respeita o decreto estadual de 2016, agora colocado em prática pela gestão atual, e ajuda a preservar os recursos públicos em benefício de todos”, afirmou o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.

Fonte: Secom

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *