Lula passa por cirurgia de emergência em SP por hematoma intracraniano

Compartilhe...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado na noite de ontem segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência para a drenagem de um hematoma intracraniano. Segundo boletim médico divulgado na madrugada desta terça-feira (10), o procedimento foi bem-sucedido e Lula está internado na UTI, em estado estável e sob monitoramento.

Lula começou a se sentir mal ainda em Brasília, onde foi atendido em um hospital local após relatar dores de cabeça. Uma ressonância magnética revelou uma hemorragia intracraniana, consequência de um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro. Diante do diagnóstico, o presidente foi transferido para São Paulo, onde passou por uma craniotomia para drenagem do hematoma.

De acordo com o hospital, a cirurgia ocorreu sem intercorrências. “No momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI”, informou o boletim. Um novo relatório médico será divulgado ainda pela manhã, acompanhado de uma coletiva de imprensa marcada para as 9h.

O hematoma é consequência de uma queda sofrida por Lula em 19 de outubro, no banheiro da residência oficial da Presidência. O presidente bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos. Na época, exames iniciais não apontaram complicações, mas ele foi orientado a reduzir suas atividades, cancelando viagens internacionais, incluindo uma ida à Rússia para a cúpula do BRICS.

Em declarações após o acidente, Lula minimizou o ocorrido, chamando-o de “uma bobagem” e afirmando que o impacto não afetou áreas críticas de saúde.

Aos 79 anos, Lula passou por uma artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023 para substituir a cartilagem desgastada na região. Desde então, vinha realizando exames de revisão e cumprindo recomendações médicas para preservar a saúde.

O estado de saúde do presidente está sendo acompanhado de perto por uma equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Fonte: G1

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *