IMTT investiga alta incidência de motociclistas que avançam sinal vermelho em Campos

Compartilhe...

Para analisar o comportamento de risco no trânsito por parte de motociclistas em Campos, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizou um levantamento em 19 cruzamentos da cidade. Ao todo, 3.131 motociclistas foram observados quanto à conduta em relação ao semáforo vermelho. A pesquisa ocorreu nos meses de julho e agosto de 2023 e entre janeiro e março de 2024, principalmente das 8h às 9h. Os resultados mostraram altos índices de desrespeito à sinalização, com uma média de 14,8% dos motociclistas exibindo comportamentos de risco, chegando a quase 40% em alguns cruzamentos.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH do condutor. Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) revelam que, no Hospital Ferreira Machado (HFM), entre janeiro e março de 2024, foram realizados 840 atendimentos a vítimas de acidentes motociclísticos, 59 a mais do que no mesmo período do ano anterior, que registrou 781 atendimentos. Em 2023, o 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) atendeu 1.800 ocorrências em Campos, das quais 1.210 envolveram motos.

Alguns cruzamentos destacaram-se pelo elevado índice de motociclistas assumindo alto risco de causar acidentes, como na Rua Doutor João Maria com a Rua Antônio Manoel, onde 37,3% dos 67 motociclistas não respeitaram o semáforo vermelho. Na Avenida Arthur Bernardes com a Rua Doutor João Maria, 30,8% dos motociclistas avançaram o sinal em 60 minutos. O maior volume de tráfego foi na Avenida 28 de Março com a Avenida Dr. Gilberto Cardoso, onde 11,6% dos 337 motociclistas ignoraram a sinalização.

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *