Hemocentro de Campos com falta de doadores de sangue do tipo O+
O banco de sangue do Hemocentro Regional de Campos (HRC) enfrenta um déficit crítico no estoque sanguíneo, especialmente do tipo O+ (O Positivo), afetando o atendimento de pacientes em diversos hospitais da região. Maria Gonçalves, Assistente Social do HRC, destacou a urgência da situação, salientando que cirurgias estão sendo adiadas devido à falta desse tipo sanguíneo. Ela enfatizou a importância da solidariedade dos doadores para suprir essa demanda emergencial, especialmente os doadores de sangue tipo O positivo. O HRC está localizado no Hospital Ferreira Machado (HFM), na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, e está aberto diariamente das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiver doado antes dos 60) e pesar mais de 50 quilos, apresentando um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. Além disso, não é recomendado praticar atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.
O HRC está aumentando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel e é possível agendar a visita do ônibus ligando para os números (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou enviando um e-mail para socialhemo2021@gmail.com.