Governo garante edital da Ferrovia Vitória-Rio ainda este ano

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O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o edital para a construção da Estrada de Ferro 118 (EF-118) deverá ser lançado até o fim deste ano. A ferrovia faz parte do projeto do Anel Ferroviário do Sudeste, com o objetivo de ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, promovendo a integração entre as malhas ferroviárias da região.

A declaração foi feita no último dia 10, durante o programa “Bom Dia, Ministro”, do Canal Gov, em resposta a uma pergunta do jornal A Gazeta. O anúncio reforça a projeção do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, que espera realizar o leilão ainda em 2025.

“A EF-118 deve ir a leilão ainda neste ano. O projeto é estratégico porque conecta a malha Vitória-Minas, no Espírito Santo, à malha da MRS, em São Paulo, passando pelo Estado do Rio”, afirmou Renan Filho.

Na mesma entrevista, o ministro destacou a intenção de iniciar, ainda neste ano, as obras de duplicação da BR-262. Os recursos para essa intervenção virão do acordo judicial relacionado ao desastre de Mariana, ocorrido em 2015.

Investimento e trechos da ferrovia

O investimento previsto para a construção da EF-118 é de aproximadamente R$ 3,38 bilhões. O projeto está dividido em três trechos:

  • Trecho Norte (Ramal de Anchieta): com cerca de 80 km, vai de Santa Leopoldina até Anchieta (ES). A construção ficará sob responsabilidade da mineradora Vale, como contrapartida pela renovação antecipada de concessões ferroviárias. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões, e o trecho será incorporado à Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
  • Trecho Central: terá cerca de 170 km, ligando São João da Barra (RJ) ao município de Anchieta (ES), passando pelo Porto do Açu.
  • Trecho Sul: com aproximadamente 325 km, conectará São João da Barra a Nova Iguaçu (RJ). Esse segmento é classificado como “brownfield”, ou seja, aproveitará partes já existentes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A execução dependerá de decisão do governo federal, como investimento adicional.

Com a EF-118, o governo espera ampliar a malha ferroviária nacional, fortalecer a logística de transporte de cargas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região Sudeste.

Fonte: A Gazeta

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